sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Blogopsicografia

O bloguista é um procrastinador. Procrastina tão completamente, que chega a procrastinar a vergonha que, de procrastinar, deveras sente.

Já foi em Novembro do ano passado que escrevi a Jaime Quendera, perguntando-lhe sobre um tinto da Cooperativa de Pegões que me trazia alegrete e curioso: o Marco de Pegões, um DO Palmela à venda nos supermercados Aldi.


Não sendo bloguista (e não tendo assistido àquele putativo seminário das Caves São João), o enólogo de Palmela respondeu-me sem demora. Confirmou que este Marco de Pegões (há outro vinho com o mesmo nome para exportação) é produzido exclusivamente para o Aldi. Setenta mil garrafas. Castelão puro. Vinhas com mais de vinte e cinco anos de idade. Oito meses em barricas de três e quatro anos, que, ao quinto, são encaminhadas para o Moscatel de Setúbal.

Bebi com prazer umas tantas garrafas da colheita de 2011. Muito chamativo tinto (o leitor sabe que os vinhos de Quendera não se acanham), denso de aroma, lembrando compota de ameixa e chocolate de menta, e vicejante na boca, com certo frescor achocolatado e boa constituição para evoluir. Pode dizer-se que, à data, a madeira estava-se bem fundindo.

Comprei agora uma garrafinha de 2012. 1,99 €. Um euro e noventa e nove. Um euro. E noventa e nove cêntimos. Logo lhes direi como me parece. Daqui por uma catrefada de meses. Se calhar.

5 comentários:

Clara Inácio disse...

Também gostei muito do de 2011..
muito bom mesmo!!
agora espero provar o de 2012.

Nuno Trindade disse...

Meu caro,

Bom é lê-lo! Pena outros bloguistas não lhe seguirem a frescura e a acidez do texto, aquela que sempre clamam aos líquidos.
Bem haja.

João Inácio de Paiva disse...

Mestra Clara, compreendi-te!

João Inácio de Paiva disse...

Nuno, bem haja também pelo seu comentário. Mesmo o tipo de coisa que incentiva um bloguista a não procrastinar. Obrigado.

Rui Oliveira disse...

Boas curioso ver um topico sobre este vinho...lembro-me de ter na altura das férias passado num ALDI no Alentejo e olhei para o vinho...maldiçao só comprei 2 garrafas e o ALDI nao deve enviar por transporte...achei o vinho maravilhoso!